Acesso ao Pátio da EFMM é Negado para estudantes da rede pública estadual
Porto Velho, 19/06/2024 – Em um exemplo estonteante de como priorizar a educação, um grupo de educadores e historiadores foi barrado ao tentar realizar uma aula de campo no Pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).
Porque, obviamente, incentivar o conhecimento histórico não é prioridade.
A reforma do pátio, magnanimamente financiada pela compensação de Santo Antônio com uma pequena ajuda da prefeitura, não recebeu qualquer investimento da empresa Amazon Fort.
Mas quem precisa de dinheiro corporativo quando se tem o obstáculo insuperável da burocracia?
O dedicado professor que gravou o vídeo, acompanhado por três intrépidos historiadores e toda uma turma de estudantes da rede pública estadual – foram impedidos de usar o espaço, provando que, às vezes, a história é melhor deixada para trás de uma cerca.
Para adicionar insulto à injúria, a caixa de som pedagógica do professor, uma ferramenta essencial para a aula, também foi barrada.
Porque, claramente, caixas de som são conhecidas por suas capacidades de devastação.
“É realmente inspirador ver como nossos espaços públicos são acessíveis… exceto quando não são”, disse um estudante com uma risada amarga e nítido desapontamento.
“Nossa intenção era ter um contato direto com a história local. Mas, aparentemente, o conhecimento deve ser silencioso e invisível.”, relatou uma aluna.
Este episódio brilhantemente ilumina como as políticas de gestão de espaços públicos são meticulosamente planejadas para frustrar qualquer tentativa de educação prática.
Porque, afinal de contas, quem precisa de uma população bem-educada e informada?
Para mais informações – ou para descobrir outras maneiras surpreendentes de não apoiar a educação – entre em contato com o Prefeito Hildon Chaves, responsável pelo feito de entregar o espaço público à uma empresa que acha que pode tudo.
Acesse nosso site nas redes sociais para mais exemplos de como transformar obstáculos em oportunidades de aprendizagem… ou algo assim.
Confira o vídeo gravado pelo professor e divulgado nas redes sociais: